Não existe, no mundo, nada sem razão e finalidade. Tudo tem o seu porquê. Mas, quando relacionado à pessoa humana, esse porquê se traduz com muitos significados. Não está reservado para nós, simplesmente, nascer, crescer, desenvolver, declinar e morrer.
Foi Deus quem nos fez e nós somos dele. Ele nos fez com as próprias mãos; cada detalhe, em nós, ele pensou e modelou. Não há nada, em nós, que lhe seja estranho. Nossa vida está em suas mãos. Ele sabe porque nos fez! A razão e finalidade de nossa vida é Mistério guardado na Vontade de Deus e faz parte do seu Plano de Amor. Sendo assim, quanto mais nos aproximamos de Deus, muito mais nos conhecemos e descobrimos a sua vontade a nosso respeito.
Está claro que a Vontade de Deus, Grande Mistério da fé, está ao alcance de quem se dispõe a mergulhar em Cristo e entrar, por inteiro, em sua vida; de quem se abandona em Cristo e aceita que sua vontade se cumpra, em si e em toda a obra criada; de quem não quer outra coisa, senão, dar a própria vida nas mãos de Deus. Não apenas dar-se, mas, entregar-se com todo o amor do seu coração, sem medida, sem resistência mas, com infinita confiança, porque sabe que está nas mãos do Pai. É por isso que a Sagrada Escritura insiste nos seguintes pontos:
1. A Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4,12-13)
“A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos. Não existe criatura que possa esconder-se de Deus; tudo fica nu e descoberto aos olhos dele; e a ele devemos prestar contas.”
2. Permanecer firme na Palavra (2Tm 3,14-17)
“Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo; você sabe de quem o aprendeu. Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra.”
3. Proclamar a Palavra (2Tm 4,1-4)
“Rogo a você diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de vir para julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e por seu Reino: proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina. Pois vai chegar o tempo em que não se suportará mais a doutrina; pelo contrário, com a comichão de ouvir alguma coisa, os homens se rodearão de mestres a seu bel-prazer. Desviarão seus ouvidos da verdade e os orientarão para as fábulas.”
4. Manter a sobriedade e a lucidez (2Tm 4,5)
“Quanto a você, seja sóbrio em tudo, suporte o sofrimento, faça o trabalho de um anunciador do Evangelho, realize plenamente o seu ministério.”
A Palavra de Deus forma laços, cria elos, estabelece relacionamentos. Quer dizer, amplia o universo de realização da pessoa humana porque faz crescer e amadurecer.
Caminhar pela Palavra nos torna mais conhecedores de nós mesmos. Vamos nos revelando, nos descobrindo, nos encontrando e nos achando na vida e na fé. Vamos nos libertando e tornando possível a conversão, única razão de nossa caminhada porque, o restante Deus dá em acréscimo, como diz a mesma e única Palavra: “(…) em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas” (Mt 6,33)
Na medida em que a gente vai se encontrando, se descobrindo… novos horizontes de relacionamento e de convivência com os irmãos vão se abrindo. Coisas incríveis vão acontecendo. O testemunho da fé não será mais um discurso; não será uma doutrina; não será uma pregação. Será, simplesmente, a vida: marcada pela palavra, modificada pelo amor e transformada pela misericórdia. O Evangelho vai transparecer nos gestos; num bom dia, boa tarde ou boa noite; num sorriso; num aperto de mão. A vida vai se permitir gritar o Evangelho!
Esta é a nossa vida! Esta é a nossa missão. Vamos fazer missão! Vamos deixar Deus fazer em nós e por nós. Vamos viver como irmãos. Vamos conviver. Vamos formar comunidade: comunidade de famílias.
Padre Edivaldo Pereira dos Santos
E-mail: diditaruma@hotmail.com
Paróquia de Tarumã – SP